Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Morre Monsenhor Assis Pereira


 
Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde ontem. O velório está acontecendo na Catedral Metropolitana, onde às 16h30, haverá missa. Durante à noite, o corpo será velado na Capela do Santíssimo, situada no subsolo da Catedral. Na Capela, às 19h, será celebrada missa, presidida pelo bispo de Campina Grande (PB), Dom Jaime Vieira Rocha. Amanhã, quarta-feira, às 8 horas, haverá missa, na Catedral,

presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Após a missa, o corpo será conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, para o sepultamento.

Mons. Assis nasceu em 12 de abril de 1935, em Santa Cruz (RN), e foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958. Estudou em Roma, onde fez doutorado em Filosofia e em Teologia.

Na Arquidiocese de Natal, Monsenhor Assis desempenhou várias funções, entre elas pároco das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, da Sagrada Família, nas Rocas, e de São João Batista, em Lagoa Seca, todas na capital; coordenador da cúria metropolitana, nos governos de Dom Alair Vilar e Dom Heitor Sales; Vigário Geral, no governo de Dom Heitor; diretor do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro; coordenador do arquivo; Vigário Episcopal para o Clero; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Postulador das causas de beatificação e canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; de beatificação de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Arquidiocese de Olinda e Recife), do Padre Ibiapina (Diocese de Guarabira – PB) e da reabilitação do Padre Cícero. Até recentemente, era capelão da Igreja de São Judas Tadeu, situada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol, em Natal. Ele escreveu e publicou dois livros, sendo um sobre a história os Protomártires do Brasil e outro sobre o Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Eucaristia. Monsenhor Assis foi também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

No início deste ano, vinha se submetendo a um tratamento para curar um câncer na garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário