Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fiéis celebram padroeira de Natal.


A pé, de bicicleta, de carro, moto ou aguardando a passagem nas calçadas, não importava a maneira, mas milhares de fiéis católicos acompanharam, ontem à tarde, a procissão que encerrou as festividades dos 258 anos de Nossa Senhora da Apresentação como padroeira de Natal.

 Em duas horas e 20 minutos, os fiéis percorreram os 6,5 quilômetros entre a Basília do Santuários dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em Nazaré,  e a Catedral Metropolitana, no centro da cidade. A procissão saiu da rua Miguel Castro por volta das 3 horas e virou à esquerda na avenida Coronel Estevam, descendo e subindo a Ladeira do Baldo, na avenida Rio Branco, pegaram à direita na rua João Pessoa, chegando às 17h20 na rua Deodoro, em frente a Catedral.
Aldair Dantas
Milhares de fiéis católicos acompanharam a imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, pelas ruas da capital
Milhares de féis católicos acompanharam a imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, pelas ruas da capital

O arcebispo metropolitano de Natal, dom Matias Patrício de Macedo, pode ter celebrado, ontem,  a última missa em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, logo ele, que sempre dirigiu uma paróquia onde a padroeira era Nossa Senhora: "Ela sempre estava no  meio".

Dom Matias Patrício aguarda, aos 75 anos, a nomeação do seu substituto pelo Vaticano, e  disse que em todo o seu sacerdócio elegeu "uma trempe, como aquela de panela" - a Eucaristia, o

Breviário e Nossa Senhora. Em Canguaretama, onde foi pároco, a padroeira é Nossa Senhora da Conceição, a mesma coisa foi em Nova Cruz.

No município de Pedro Velho, o padroeiro é São Francisco, mas como acumulou a paróquia com a de Canguaretama, sempre teve Nossa Senhora do seu lado,  como da vez em que dirigiu a Arquidiocese de  Cajazeiras, na Paraíba, onde a padroeira é Nossa Senhora da Piedade.

Durante o percurso da procissão de Nossa Senhora da Apresentação, fiéis também pagaram promessas, como Ana Maria de Souza de Lima, que estava toda vestida com um manto azul e fez toda a caminhada descalça. Além da devoção por Nossa Senhora,  disse que estava orando pela cura de uma doença nos rins, atribuída "às orações feitas à Virgem Maria".

Políticos também estiveram presentes à procissão de encerramento da festa da padroeira de Natal, como a governadora Rosalba Ciarlini, a ex-governadora Wilma de Faria e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e ainda o deputado federal Felipe Maia.

A celebração da missa foi campal, enquanto no interior da Catedral foi instalado um telão para os fiéis que lá se encontravam e cantavam o Hino de Nossa Senhora da Apresentação.

Procissão marítima atraiu milhares de pessoas

 Eram 4h30min e a lua minguante ainda cintilava no céu quando o barco Chama-Maré, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, partiu do Iate Clube em direção à Pedra do Rosário. Quinze minutos depois, fogos de artifício anunciavam a chegada da embarcação ao local no qual a imagem foi encontrada por pescadores há 258 anos. Os cânticos da primeira missa do dia dedicado à padroeira de Natal, começavam a ser entoados, enquanto as lágrimas corriam pelo rosto de Maria Lúcia, 65 anos. Entre o Rio Potengi e as águas tranquilas do mar de Natal, como se diz no hino da padroeira, lá estava ela a esperar pela santa.
Adriano Abreu Fuzileiros navais conduziram a imagem de N. S. da Apresentação
Fuzileiros navais conduziram a imagem de N. S. da Apresentação

 "Todos os anos eu me emociono e faço questão de ficar aqui, pertinho do Rio Potengi para ver de perto a passagem do andor", relatou a dona de casa. Ela e a amiga Maria da Paz, de 60 anos, saíram do Bom Pastor às 3h da manhã de ontem em direção à Pedra do Rosário. "Não há cansaço, não há indisposição que me deixe ficar em casa. Não perco esta festa que é uma benção por nada", disse Maria da Paz. De casa até o local da celebração, foram 60 minutos de caminhada.

  Do barco ao altar, o andor foi conduzido por Fuzileiros Navais. A guarda do altar foi realizada por Marinheiros. A cerimônia foi presidida pelo Padre Dalmário Barbalho e co-celebrada pelo Padre Aerton Sales e pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Agnelo Dantas Barreto. De acordo com cálculos do Corpo de Bombeiros, cerca de 20 mil pessoas assistiram à primeira missa dedicada à Senhora da Apresentação. Descalças, com terço nas mãos ou de olhos fechados, crianças, homens e mulheres demonstravam fé e devoção. 

 A homilia do evangelho, feita pelo Padre Jailton Soares, enalteceu a figura de Maria como aquela que atendeu ao chamado e deu à luz ao enviado de Deus. "É nela, em Nossa Senhora, que o verbo se encarnou e se transformou em júbilo". Além disso, ressaltou a ação dos pescadores potiguares que resgataram a imagem da santa de um pequeno caixote de madeira que foi arrastado pelas redes de pescas nas águas do Potengi.

 Durante a missa que durou quase duas horas, algumas pessoas chegaram a passar devido ao calor que fez nas primeiras horas da manhã de ontem. Cerca de seis pessoas foram atendidas pelos socorristas do Corpo de Bombeiros. A maioria delas, segundo relatos das equipes, por hipoglicemia [baixo teor de açúcar no sangue]. Como a missa ocorre muito cedo e muitas pessoas saem de casa ainda de madrugada, muitas não se alimentam.

 O presidente da celebração, Padre Dalmário Barbalho, afirmou  celebrar a missa na Pedra do Rosário era a realização de um sonho. "É uma emoção indescritível. Eu que assistia a esta missa sentado nas escadarias da balaustrada, estou muito emocionado", relatou. Mesmo assim ele fez uma crítica aos governantes sobre a ineficiência das políticas públicas para a redução do consumo de drogas nas proximidades do monumento à Nossa Senhora da Apresentação.

Uma vigília foi realizada durante toda a madrugada de ontem  e uma equipe do Grupo Shalom foi até o Paço da Pátria evangelizar os jovens. "Hoje (ontem) já pela manhã, pessoas consumiam drogas aos pés do monumento. É o incesso maldito do crack, da maconha que exalamos aos pés da Pedra do Rosário. Governantes, porque vocês não fazem nada?", indagou o padre. Em seguida, a imagem da padroeira seguiu em procissão para a Igreja Matriz onde foi celebrada uma missa.

Políticos prestigiam celebração

 A governadora Rosalba Ciarlini chegou cerca de trinta minutos atrasada à cerimônia e ocupou uma cadeira ao lado da ex-governadora, Wilma de Faria, e do ex-prefeito, Carlos Eduardo. "É um momento muito emocionante. Estamos de mãos dadas para reforçarmos nossa fé para que Nossa Senhora proteja o povo natalense e potiguar", destacou a governadora. 

 A prefeita Micarla de Sousa não compareceu à missa e não enviou  representante oficial. A única pessoa ligada à atual administração municipal presente na cerimônia era o secretário de Serviços Urbanos, Cláudio Porpino. Wilma de Faria definiu como muito bonita e importante, as comemorações relacionadas à padroeira de Natal. "É uma festa que mexe como a fé do povo natalense", afirmou.

 Já  Carlos Eduardo Alves, definiu a cerimônia como um momento muito especial. "Há um simbolismo muito grande em se celebrar esta missa aqui, às margens do Potengi e na Pedra do Rosário. Apesar de ser muito cedo, eu venho sempre", destacou. Ele ressaltou, ainda, a importância de Dom Costa que, há 40 anos, iniciou a celebração da missa no local.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário